5 dicas para substituir ovos em receitas

As alergias alimentares são cada vez mais comuns na população, exigindo cuidado e precaução na hora das refeições. Dentre as variedades mais comuns, de maior índice de reação alérgica, podemos citar um clássico que está presente na cozinha de quase todos os brasileiros: o ovo.

Sim, esse alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, é capaz de promover sintomas adversos quando entra em contato com o organismo hipersensibilizado. E por mais que a grande incidência dessa aversão ao alimento seja percebida em crianças recém-nascidas, os adultos não estão livres dessa alergia.

Se você faz parte desse quadro e não quer abrir mão de uma alimentação saborosa, confira, a seguir, dicas para substituir ovos em receitas. Acompanhe!

1. Substituir ovos para umidificar a receita

Quando o ovo é utilizado para umidificar a receita, ele pode ser facilmente substituído por purês de frutas, que, além de uma alternativa saborosa, são bastante saudáveis. Você pode optar pelos sabores de maçã ou banana, preferencialmente, já que deixam os pratos leves e encorpados. Para substituir ovos, é indicado o uso de 1/3 de xícara do purê.

2. Substituir ovos para dar liga na receita

Quando hidratada, a semente de linhaça apresenta estrutura muito semelhante à clara do ovo, por isso ela pode ser utilizada para “dar liga” às receitas.

Para a preparação, é necessário misturar uma colher de sopa das sementes de linhaça junto a três de água: após 30 minutos, sua consistência já estará adequada para que seja misturada à receita. O mesmo serve para a semente de chia, que também fica espessa e adequada para substituir ovos no cardápio.

3. Substituir ovos para levedar

Nos casos em que esse alimento atua como responsável pela levedura, é indicado que, para sua substituição, seja utilizado ¼ a mais de fermento em pó do que o necessário para a receita.

Se você ficar com receio dessa alternativa, uma dica é utilizar a mistura de uma colher de sopa de gelatina e três de água morna. Assim, você nem vai reparar que o ovo não foi utilizado!

4. Substituir ovos para o crescimento nas receitas

Se o intuito do uso do ovo é o crescimento, é possível fazer sua substituição de duas formas. A primeira é misturando uma colher de sopa de vinagre a uma de fermento em pó.

A segunda é misturando essa mesma colher de fermento a uma de óleo vegetal. Em ambos os casos, o resultado promovido pelo ovo poderá ser percebido!

5. Substituir ovos para dar cor

Em muitos casos, o ovo é utilizado para dourar e deixar o alimento com aparência envernizada. Para isso, recomenda-se o uso do açafrão, capaz de manter essa estrutura de cor dourada.

Mas vale ressaltar que essa opção tem sabor forte, precisando ser dosada para que a receita em questão não tenha o seu gosto alterado – tudo tem a medida certa! Uma dica é misturar esse alimento com um pouco de água antes de adicioná-lo à receita. Uma misturinha de shoyu e azeite também funciona para esse fim, mas, assim como a primeira, não pode ser usada em abundância.

Um pouco de criatividade e paciência é o que você precisa para colocar essas dicas em prática. Com o tempo, você ainda pode ir testando outras opções e identificando novas formas de aperfeiçoar as suas receitas.

O importante é não desanimar só porque essa alergia bateu à sua porta, certo? Você vai ver que, depois de estar por dentro dos truques, nem vai mais se importar ao substituir ovos por outras alternativas!

E então, gostou de nossas dicas para substituir ovos em receitas? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acessando nosso blog para saber mais sobre o tema. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *