Quais são os sinais de alergia em bebê?

Reações alérgicas em bebês geram sintomas que os pais podem não perceber e acabar achando que é algo corriqueiro. Entretanto, estar atento ao que pode aparecer de diferente é importante para assegurar a saúde e o bem-estar e evitar que alguma doença alérgica no bebê ganhe maiores proporções.

A seguir, compreenda melhor quais podem ser os sinais de doenças alérgicas em bebês e veja dicas de como agir nesses casos. Acompanhe.

Principais sinais de alergia em bebê

A atenção à saúde dos bebês deve ser redobrada, já que eles ainda possuem o sistema imunológico em desenvolvimento, além de não ter capacidade clara de comunicação, o que dificulta a identificação do que pode estar acontecendo de errado.

Em boa parte dos casos, o principal local acometido é a pele do bebê. Sinais como pele seca, irritação e feridinhas avermelhadas, que podem aparecer em uma parte ou em todo o corpo da criança devem chamar a atenção de pais e cuidadores.É importante se atentar ao fato de que, se a criança tem pais alérgicos, há uma grande probabilidade de ela também ser alérgica. E existem diferentes tipos de alergias, como a respiratória (rinite e asma), a alergia alimentar, e a dermatite atópica (doença inflamatória da pele).

Identificando alergia em bebê

Nessa primeira fase da vida, a incidência de alergias é comum em função de o corpo estar em formação e apresentar certas fragilidades,sendo também mais exposto e suscetível. São nos primeiros meses de vida que boa parte das doenças alérgicas tende a se manifestar. Pois é nessa etapa ocorre o primeiro contato do bebê com diversas substâncias e ambientes.

Para identificar a alergia em bebê, como vimos, o sinal mais evidente podem ser as reações na pele, no sistema respiratório ou relacionados ao intestino. Dessa forma, podemos destacar manchas e lesões que podem causar coceira, choro e irritabilidade na criança. 

Ainda, congestão nasal, tosse, dificuldade de respiração, irritação na garganta ou nos olhos, além de vômitos e diarreia. Dependendo do nível reativo, do tempo de acometimento e gravidade no organismo em questão, esses sinais podem se manifestar isolada ou simultaneamente.

Em casos de maior gravidade a alergia em bebê pode até mesmo ocasionar o reações mais severas, como o fechamento da glote, o que impede a respiração. Esse tipo de sintoma geralmente se manifesta após a ingestão de alimentos, medicamentos ou picadas de insetos aos quais o organismo da criança é extremamente sensível.

Alergia alimentar em bebês

A alergia alimentar merece especial atenção devido à sua alta incidência em bebês. Conforme dados, entre 6-8% das crianças menores de 3 anos têm alergia a algum alimento, sendo o mais comum o leite de vaca.

Esse tipo de alergia pode ser identificado pouco tempo após a ingestão do alimento que a criança possa vir a ser alérgica ou em alguns casos, os sintomas podem demorar dias para surgirem. As reações se manifestam principalmente na pele, no sistema digestivo e/ou no sistema respiratório.

Alguns dos seus  principais sinais e sintomas são:

  • Manchas avermelhadas pelo corpo
  • Vômito e diarreia
  • Gases e cólica
  • Tosse e chiado na respiração e nariz escorrendo quando associados a outros sinais e sintomas em outro local do corpo
  • Refluxo e dificuldade para ganhar peso
  • Engasgos e recusa alimentar, dificuldade de respirar.

Como agir diante da suspeita de alguma doença alérgica?

O primeiro passo é observar o bebê, tentar identificar mudanças na sua rotina diária, como alimentos novos oferecidos ou reações a outros já habitualmente consumidos, contato com certas substâncias, ou uso de medicações, mudanças no ambiente, como contato com fumantes, reformas em casa, etc. Para os bebês que apenas estão em aleitamento materno exclusivo (amamentação), a dieta da mãe deve ser analisada.

Uma boa organização e cuidado com o preparo da dieta, do banho, das roupas, uso de medicações, ambiente em que vive o bebê, enfim, com as coisas do dia a dia podem ajudar na investigação de algum fator casual. ficar atento também a fatores de melhora ou piora dos sinais e sintomas apresentados.

E o mais importante de tudo é ir em consulta com o pediatra da criança e relatar tudo, inclusive documentar com fotos as reações, fazer diários, entre outras coisas.

O pediatra deve estar preparado para identificar se os sinais e sintomas podem indicar alguma doença alérgica, além de orientar e tratar adequadamente o quadro clínico. A depender do caso ele pode solicitar que a criança também seja examinada por um médico alergologista.

Tratamentos “caseiros” e automedicação nunca devem ser realizados pois diversas medicações te, uso restrito em crianças, além de que a dose e o tempo de tratamento podem mudar a depender de diversos fatores, como idade e pedo da criança.

Já sabe como agir caso identifique alguma alergia em bebê? O importante é manter a calma e estar sempre em contato com o médico de confiança. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *