Qual a relação entre dermatite atópica e a perda da qualidade de vida?

A incidência de casos de dermatite atópica apresenta níveis elevados, sobretudo entre as crianças – estima-se que ela atinja até 20% desse público. Esta é uma doença crônica e com sintomas que comprometem o desenvolvimento das atividades cotidianas, a autoestima e a qualidade de vida de seu portador.

No artigo de hoje, compreenda melhor o que é, como se dá, os sintomas e como a dermatite atópica pode afetar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Acompanhe a seguir.

O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença crônica e não contagiosa, identificada especialmente entre o público infantil. Ela manifesta-se na pele, provocando reações adversas e diversos inconvenientes aos pacientes.

Seus sintomas são sentidos sobretudo nas áreas de dobras do corpo, incluindo pescoço, cotovelo e atrás do joelho. No entanto, também podem ser percebidos em outras regiões como mãos e pés. 

Em linhas gerais, o que acontece nos portadores dessa doença é uma perda muito significativa de água pela pele, causando ressecamento extremo e vulnerabilidade para o aparecimento de lesões. A dermatite atópica pode ser bastante agressiva e capaz de comprometer significantemente o bem-estar e a rotina. Por isso, exige que o diagnóstico e o tratamento sejam adequados.

Quais são os principais sintomas da dermatite atópica?

A dermatite atópica apresenta sintomas bastante característicos. Entre eles, estão:

  • Alteração na coloração da pele (mais escurecida, esbranquiçada ou avermelhada).
  • Esfoliação natural na pele.
  • Presença de manchas avermelhadas, bolhas ou lesões.
  • Coceira, ardência e/ou irritação na pele.
  • Secreções ou sangramentos na região das lesões.

Ainda, vale ressaltar que esse tipo de reação pode estar associado à presença de outras alergias – como rinite, bronquite e asma. Portanto, indivíduos nessas condições devem ficar ainda mais atentos aos sintomas.

Qual é a relação entre dermatite atópica e perda da qualidade de vida?

A dermatite atópica, ainda que, geralmente, não apresente riscos vitais aos pacientes, pode mostrar-se bastante inconveniente. Ela é capaz de desencadear reações extremamente incômodas, que afetam o dia a dia e prejudicam a qualidade de vida.

Além de gerar um desconforto substancial (em virtude dos sintomas) em seus acometidos, a dermatite atópica pode prejudicar a realização das atividades cotidianas e impedir rotinas de lazer e trabalho. 

Isso porque a coceira proporcionada por essa condição pode ser tão agravada que prejudica significativamente a qualidade do sono e até mesmo as interações sociais e a produtividade de seu portador.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) demonstrou que as manifestações geradas por casos graves e moderados dessa doença foram motivo para que seus portadores faltassem mais de 20 dias por ano ao trabalho.

Além disso, nas fases em que a alteração na pele é mais evidente e a coceira mais aguda, muitas pessoas evitam sair de casa, exercitarem-se, realizarem atividades sociais e de lazer em público – e tudo isso piora ainda mais sua qualidade de vida durante as crises.

Como evitar as crises de dermatite atópica e a perda de qualidade de vida?

Como vimos, a dermatite atópica é uma doença crônica, ou seja, não apresenta cura. Entretanto, é possível administrar alguns cuidados para evitar crises e desencadear ou agravar suas manifestações. Entre eles, estão:

  • Realizar uma boa higienização e hidratação, com sabonetes específicos e que ajudem a nutrir a pele.
  • Utilizar creme hidratante prescrito por seu médico, focado para casos de dermatite atópica, capaz de elevar o nível de hidratação na pele e inibir as reações.
  • Evitar exposições ao calor em demasia, bem como a radiação solar.
  • Evitar banhos muito quentes e roupas com tecidos que não facilitem a transpiração.
  • Evitar contato com mofo, ácaros, pelos de animais e pólen de flores.
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada em nutrientes, capaz de fortalecer o sistema imunológico.
  • Ter um bom acompanhamento médico e seguir todas as recomendações feitas pelo especialista.
  • Fazer o uso de anti-histamínicos e outros remédios de controle para a dermatite atópica, conforme prescrição médica.

A dermatite atópica é bastante comum e exige cuidados especiais para não prejudicar ainda mais a qualidade de vida de seus pacientes. É extremamente importante controlar os possíveis sintomas com o tratamento recomendado pelo médico, bem como implementar uma rotina preventiva.

Com isso, consegue-se aliviar ou evitar as tão incômodas manifestações dessa condição que podem prejudicar a qualidade de vida de seus portadores.

E então, você já conhecia essas consequências trazidas pela dermatite atópica? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *