5 dicas para evitar contaminação entre alimentos em casa e crises alérgicas

Os alimentos são uma das grandes causas de alergia e representam um ponto de atenção em relação aos cuidados diários. Afinal, para organismos alérgicos, qualquer contato com a substância alérgena pode ser motivo para fortes reações causadas por contaminação entre alimentos, por exemplo.

Isso mesmo, ingerir outro alimento que teve contato com aquele que você tem alergia pode ser razão suficiente para uma crise.

Pensando nisso, é imprescindível adotar uma rotina de cuidados especifica, evitando a contaminação entre alimentos e garantindo a sua qualidade de vida.

Confira, neste artigo, algumas boas práticas para evitar a contaminação – e, consequentemente, as crises alérgicas – em casa. Acompanhe.

Como evitar contaminação entre alimentos em casa?

Adote alguns cuidados para ter uma rotina mais segura.

1. Manuseio dos alimentos

O manuseio é o grande segredo para que não haja contaminação entre alimentos, por isso, precisa ser feito com muita atenção. Desde o momento em que você compra o produto no mercado até a hora de servi-lo à mesa, é preciso empregar alguns cuidados específicos.

O principal deles é a higiene das mãos, que precisa ser muito bem-feita antes e depois do manuseio de um alimento que atue como alérgeno (afinal, você pode acabar transmitindo substâncias de um produto para o outro). Ainda, é preciso evitar o contato com qualquer superfície ou utensílios que possam estar contaminados.

2. Higienização das louças e dos alimentos

Os princípios de higiene devem ser levados à risca quando falamos de organismos alérgicos, pois qualquer negligência pode desencadear uma crise. É essencial que todos os alimentos sejam muito bem lavados – não somente antes do consumo, como também antes de serem guardados na geladeira ou em armários.

Ainda, é imprescindível que todas as louças e talheres sejam bem higienizados imediatamente após o uso, com sabão de qualidade. Nada de reaproveitar uma mesma panela para cozinhar duas coisas diferentes (especialmente se uma delas for um alérgeno). Também tenha atenção com seus eletrodomésticos: geladeira, liquidificador, fogão, microondas e outros precisam estar livres dos resquícios de produtos que causam alergia.

3. Cuidados de armazenamento

O armazenamento é outro ponto que deve ser considerado para evitar a contaminação entre alimentos. Tenha muito cuidado ao escolher o local em que irá guardar os produtos – isolando bem aqueles que podem ser causadores de alergia.

Independentemente do tipo de alimento, mantenha-o sempre bem vedado e livre da ação de agentes externos. Seja na geladeira, na prateleira ou na bandeja da cozinha, o importante é que um produto não cause interferência no outro.

4. Atenção a alguns utensílios de uso diário

Você sabia que alguns utensílios tão comuns em nossa rotina podem servir de porta de entrada para as crises alérgicas? Isso porque, mesmo com a lavagem, pode ocorrer o acúmulo de bactérias e substancias alérgenas – facilitando a contaminação de um alimento para o outro. Dentre esses estão as esponjas de lavar louça, os panos de pia, as tábuas e as colheres de pau.

O ideal, então, é que esses materiais sejam trocados com frequência. Ainda, aqueles itens que foram empregados para o preparo de alimentos potencialmente alérgenos não devem entrar em contato com outros utensílios ou alimentos.

5. Preparo e consumo

Não é porque alguém tem alergia a determinado alimento na sua casa que ele precisa ser extinto da rotina da família. Mas, além dos cuidados já listados, é preciso garantir um preparo seguro para evitar contaminação entre alimentos.

Pensando nisso, o ideal é que o preparo ocorra depois dos demais alimentos e que – na medida do possível – ocorra em espaço isolado. Não deixe outros alimentos perto da panela (ou outro equipamento que você use no preparo), pois podem ocorrer respingos e contato indesejado. Na hora de servir, coloque em recipientes separados e mantenha esse alérgeno, preferencialmente, sempre coberto.

Seguindo essas dicas, você poderá reduzir as possibilidades de ocorrência de reação alérgica. Aposte nesses cuidados e garanta saúde e qualidade de vida para todos em sua casa.

E então, ficou mais fácil agora evitar a contaminação entre alimentos em casa? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *