Como higienizar as roupas de frio e ficar longe de alergias?

Quando chega o verão, comumente se guarda cobertores, cachecóis, blusas grossas e outros adereços característicos do inverno bem no fundo do armário. E, quando os dias mais gélidos chegam e o uso desses itens se faz necessário, se não higienizar as roupas de frio adequadamente, você pode acabar tendo crises de alergia.

Isso porque essas vestimentas que foram guardadas em ambiente sem ventilação, com pouca luminosidade e, por vezes, com pontos de umidade, são receptáculos perfeitos para os ácaros, podendo acumular milhões deles e, ainda, fungos – elementos que desencadeiam casos de alergia.

Sintomas como falta de ar, obstrução nasal, tosse, coceira nos olhos, coceira ou irritação na pele podem indicar uma alergia causada por esses fatores.

Para evitar esse quadro, confira dicas de como higienizar as roupas de frio e ficar longe das alergias. Acompanhe.

1. Ao não se fazerem necessárias, lave imediatamente as roupas de inverno

Para evitar reações alérgicas, é importante lavar antes de guardar seus travesseiros, cobertores e demais itens típicos da estação. Ao armazená-los sem a devida higienização, cria-se um ambiente propício para a proliferação dos ácaros e fungos.

2. Para higienizar as roupas de frio, utilize produtos adequados e seguros para sua saúde

Além do risco das alergias estimuladas por ácaros e fungos, há também o risco de higienizar incorretamente as roupas e isso gerar outras alergias e irritações na pele. Para evitar esse problema, é importante utilizar apenas produtos de limpeza dermatologicamente testados.

O sabão neutro também é uma boa opção, não deixando perfume nas roupas – outro elemento que pode desencadear alergia. Ainda, o sabão de coco também pode ser utilizado como alternativa por apresentar menos substâncias alérgenas do que os produtos tradicionais.

3. Lave as peças com água quente e as enxágue mais de uma vez

A água quente é uma grande aliada para a eliminação de ácaros. Por isso, lave e mergulhe suas roupas de inverno em água quente.

Também é importante enxaguá-las mais de uma vez, para que sejam eliminados todos os resíduos dos produtos de limpeza.

4. Quando possível, utilize o sol como aliado da higienização

O sol é um inimigo natural dos ácaros, fazendo com que saiam das roupas ou, mesmo, sejam eliminados com o calor. Por isso, uma ação complementar bastante eficiente para se manter longe das alergias é, antes de utilizar uma peça que ficou guardada, colocá-la em exposição ao sol.

Se não for possível, passar as roupas com ferro quente é uma alternativa válida para eliminar boa parte dos ácaros.

5. Depois de higienizar as roupas de frio, guarde-as adequadamente

Após lavar as peças, dê preferência por guardá-las em local com alguma ventilação. É também recomendado envolvê-las em material impermeável (como um saco plástico lacrado), a fim de evitar que a umidade comprometa a conservação da roupa.

E vale ressaltar que as peças só devem ser guardadas depois de totalmente secas – tecidos úmidos podem servir de porta de entrada para o mofo e o aparecimento de alergias.

6. Se a peça ficou guardada por muito tempo, é hora de higienizá-la novamente

Mesmo que você tenha lavado as roupas antes de guardá-las, se elas ficaram muitos meses sem uso, é indicado higienizá-las novamente antes de vesti-las.

E então, gostou de nossas dicas sobre como higienizar as roupas de frio e ficar longe das alergias? Para saber mais sobre o tema, confira nosso artigo com dicas de cuidados para evitar as típicas alergias de inverno e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *