Por que a alergia a alimentos ocorre mais na infância do que em adultos?

A alergia alimentar é uma reação adversa do corpo devido a uma resposta imunológica feita de forma errada, que acontece após ingestão e/ou contato com determinado alimento tido como alérgeno. Sua prevalência tem aumentado no mundo todo e tem sido considerada um problema de saúde pública.

Ela pode desencadear sintomas bastante graves, impedindo o bem-estar do organismo e trazendo sérios prejuízos à saúde. Por isso, é preciso ter atenção aos riscos desse tipo de ocorrência, especialmente com o público infantil – que se apresenta mais vulnerável a esse tipo de alergia.

Você sabe por que a alergia a alimentos é mais comum entre as crianças e adolescentes? E por que é mais rara de aparecer na fase adulta?

Neste artigo, tire suas dúvidas sobre o tema e entenda um pouco mais sobre a alergia alimentar. Acompanhe.

Afinal, por que o surgimento de alergia a alimentos tem menor incidência entre os adultos?

Há diversos motivos para isso. Entre eles, estão:

1. Porque o organismo da criança é mais vulnerável a alergia a alimentos

As crianças, principalmente nos meses iniciais de vida, apresentam maior vulnerabilidade para o aparecimento de alergias (especialmente as alimentares). Isso acontece porque o corpo dos pequenos ainda está em formação, o que o torna mais propenso as reações imunológicas erráticas no trato gastrointestinal.

Seu sistema digestivo está em desenvolvimento e não apresenta a resistência de um organismo adulto, por exemplo, sendo mais propenso a penetração de proteínas alimentares. Determinadas substâncias, então, acabam sendo reconhecidas como alérgenos – provocando fortes reações no organismo.

2. Porque o primeiro contato com alimentos comuns ocorre na infância

A alergia a alimentos é desencadeada no organismo a partir da ingestão da substância e seu posterior processamento e reconhecimento feito de forma errática, o que pode demorar pouco ou muito tempo para ocorrer. Como é na infância que acontecem os primeiros contatos com as diversas proteínas presentes nos mais variados tipos de alimentos, é justamente nesse momento que a resposta imunológica não adequada se forma, ou seja, ao invés de reconhecer o componente do alimento como sendo adequado para o organismo, o sistema imunológico entende como estranho e passa a reagir, gerando os sinais e sintomas das patologias.

Ao chegar na idade adulta, boa parte dos alimentos comuns já foi experimentada pelo indivíduo, reduzindo, assim, as chances de ocorrência de determinadas alergias.

3. Porque a alergia a alimentos pode ser temporária

Muitas das alergias a alimentos estão relacionadas a um estado físico do indivíduo, representando uma desregulação temporária do organismo (sistema imunológico). Isso ocorre, geralmente, na fase infantil, já que é a que o corpo se encontra mais fragilizado e com o sistema imunológico ainda em formação.

Como o avançar da idade, essas respostas do sistema imunológico feitas de forma equivocada vão sendo corrigidas.

4. Porque a alergia alimentar está relacionada à forma de introdução do alimento?

Como vimos, a grande tendência é que o organismo desencadeie a alergia por determinado alimento em seus primeiros contatos com ele. Como na fase introdutória de vida a alimentação é bastante restrita (baseada no leite, especialmente), o contato acaba sendo muito intenso. Ou seja, não é feito aos poucos – o alimento é introduzido à criança em doses grandes, sem período de adaptação. Na fase adulta, a realidade é bastante diferente, o que gera menor probabilidade de desencadeamento de uma crise de alergia a alimentos.

Mesmo que a alergia a alimentos seja menos frequente de ser evidenciada na fase adulta, não significa que isso não possa acontecer. Ainda que os casos sejam mais escassos, é preciso ter atenção a essa possibilidade – inclusive, com alimentos que já tenham sido consumidos anteriormente (o organismo pode desencadear uma alergia de uma hora para outra).

No caso de qualquer manifestação, é preciso recorrer à ajuda médica com urgência. Os sintomas apresentados pelas alergias que surgem na fase adulta são tão perigosos quanto os da fase infantil, por isso, precisam de ação e cuidados. Independentemente da idade, a alergia a alimentos precisa ser bem administrada. Portanto, ações de prevenção e controle devem fazer parte da sua rotina.

E então, tiramos sua dúvida sobre por que a alergia a alimentos é mais rara de aparecer na fase adulta? Para aprender mais sobre o tema, leia o artigo Alergia alimentar depois de adulto: é possível?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *