É preciso excluir totalmente leite e derivados de quem tem intolerância a lactose?

Cerca de 35% dos brasileiros sofrem com intolerância à lactose, um problema que vem crescendo. O distúrbio digestivo se refere à baixa ou nenhuma produção de lactase, enzima digestiva que quebra e decompõe o açúcar do leite (a lactose).

Essa intolerância pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum com o avançar da idade, pois ocorre naturalmente uma diminuição da função e/ou produção de determinadas enzimas pelo sistema digestivo, entre elas, da própria lactase. É uma desordem crônica que pode durar anos ou a vida inteira.

Os sinais e sintomas presentes são resultado do acúmulo da lactose não digerida, que passa então a ser fermentada, com produção de ácidos e acúmulo de gazes, que geram dores abdominais tipo cólicas, flatulência, diarréia, náuseas e em alguns casos vômitos. Esse quadro clínico varia conforme a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos e do grau de deficiência da enzima (lactase) do indivíduo.

O diagnóstico é feito a partir do relato das queixas do paciente (história clínica) e de testes, que estão mais precisos e acessíveis hoje em dia.

A intolerância a lactose não deve ser encarada como é uma doença sem cura, mas sim uma carência que pode ser contornada através da dieta e de medicamentos. 

É importante que cada paciente encontre seu ponto de equilíbrio, ou seja, consiga estabelecer a quantidade que ele pode ingerir sem apresentar sintomas.

Não é recomendação geral retirar totalmente leite e derivados da dieta, pois se trata de um alimento difundido e presente no dia a dia de diversos pratos e refeições, além de ser uma importante fonte de nutrientes, como o cálcio. Hoje já temos opções dos mais diversos leites e produtos lácteos sem lactose, como queijos, cremes e iogurtes. E o paciente ainda pode dispor da reposição da enzima, através de suplementos de lactase, usados na hora do consumo de produtos com lactose ou adicionados durante o preparo desses.

Se você perceber sintomas diferentes após consumir determinados produtos, antes de excluir a lactose de sua dieta, procure um médico especialista para fazer exames com resultados precisos e obter um diagnóstico correto. É muito comum que a tolerância à lactose seja confundida com outros problemas gastrointestinais.

E então, ficou mais claro para você saber como proceder diante da intolerância a lactose? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *