Como evitar alergia depois da praia?

O período de férias, geralmente, vem acompanhado de belíssimos dias de descanso na beira da praia. Sol, mar, calor… não há combinação melhor para quem gosta, não é mesmo? No entanto, apesar de todas as maravilhas que o litoral pode oferecer nessa época do ano, os riscos de crises de alergia depois da praia se multiplicam.

De fato, há vários tipos de reações que podem ocorrer nesse período, colocando a sua saúde em risco. Pensando nisso, a seguir, confira algumas ações importantes para evitar alergia depois da praia.

1. Evite alimentos desconhecidos

A alimentação é uma das principais causadoras de alergia, especialmente na época das férias. Isso porque a ida à praia, geralmente, vem acompanhada de novas experiências gastronômicas e um descontrole da dieta rotineira.

Um peixe aqui, um fruto do mar ali, amendoim – é mesmo complicado resistir às tentações do litoral. Esses são exemplos de alimentos que são responsáveis por alergias alimentares em pessoas sensíveis e estão entre os mais consumidos em nossas praias. Mas, é importante ter em mente que tudo isso pode virar um problema sério, prejudicando o organismo do paciente alérgico. A atenção para evitar esses e outros alimentos aos quais o paciente é alérgico pode estar diminuída no momento de lazer, e isso não pode acontecer.

Além de que, quem vende pode não estar atento ou preparado para passar todas as informações a respeito do preparo dos alimentos e pratos, e ingestões ou contatos acidentais, desavisados, podem ocorrer e gerar reações desagradáveis.

Por segurança, é recomendável evitar o consumo daquilo que você não tem costume de ingerir e não sabe a procedência, a fim de evitar os sintomas de alergia depois da praia. O paciente com alergia alimentar pode levar o seu próprio lanche para a praia e não correr riscos.

2. Mantenha a pele limpa e hidratada

A beira da praia, apesar de ser um ótimo local para curtir os dias de férias, pode ser cheia de perigos. A areia, o calor e até a água do mar podem ser motivos de reações adversas no corpo.

Por isso, alguns pontos de atenção precisam ser considerados, em especial os que dizem respeito à saúde da pele: a mantenha sempre limpa e hidratada. Roupas adequadas, ingestão de água, uso de protetores solares adequados, hidratantes específicos, são medidas que ajudam a manter a saúde de sua pele.

Quando sair do mar, o banho ajuda para tirar o excesso de sal e areia. Ainda, aposte no uso de cremes hidratantes, que vão deixar sua pele mais bonita e protegida das agressões externas. Lembre-se de que as alergias podem surgir no logo prazo e uma pele malcuidada é porta de entrada para a ocorrência de alergia depois da praia.

3. Use filtro solar para evitar alergia depois da praia

O sol e o calor excessivo podem virar grandes inimigos quando o assunto são as alergias. No curto e longo prazo, podem representar manchas no corpo, coceira, pele seca e até feridas.

Pensando nisso, proteger a pele da ação desses fatores é fundamental. Além de evitar a exposição direta ao sol durante os períodos em que ele estiver mais forte, aderir a alternativas de bloqueio é a escolha mais inteligente.

Para isso, utilize guarda-sol, camiseta, boné, roupas apropriadas e – principalmente – não esqueça do filtro solar. A radiação está cada vez mais perigosa e os casos de alergia depois da praia em virtude dela são cada vez mais diagnosticados. Cuide-se e tenha uma pele sempre cheia de vida! Não se esqueça de repor o filtro solar com regularidade, passar apenas uma vez para um período inteiro de exposição ao sol não protege nossa pele.

4. Beba muita água

Pode parecer algo corriqueiro, mas o consumo de água é um dos pontos mais importantes para quem quer evitar o aparecimento de alergia depois da praia. Essa atitude tão simples – e que deve fazer parte da nossa rotina, não somente no período de férias – faz toda a diferença para um organismo saudável. A água hidrata, melhora a saúde da pele e ajuda no bom funcionamento dos tecidos e órgãos, dificultando a ação de agentes agressores.

A praia é um espaço muito agradável e a primeira escolha de muitos para os dias de férias, mas é preciso ter atenção, pois o local favorece algumas vulnerabilidades como o aparecimento de alergias. Considere essas dicas para evitar alergia depois da praia e aproveite o melhor do verão.

E então, pronto para colocar essas dicas em prática? Você tem alguma outra dúvida sobre como evitar alergia depois da praia? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *