Alergias raras no mundo

Alimentos, poeira, ar seco, pelos de animais e insetos podem causar um processo alérgico. No entanto, você já ouviu falar sobre as alergias raras no mundo? 

No artigo de hoje você vai conhecer 5 dessas alergias raras e, que talvez, nunca pensou que pudessem existir. Vamos lá?

A primeira das alergias raras do mundo é à água

Você já imaginou ter alergia à água? Pois é, essa é uma das alergias mais raras que existem. Há pessoas que basta o contato com a água para que a reação apareça. 

Esse tipo de urticária é causada pela liberação de histamina quando ocorre contato com a água.

A doença rara causa incômodo na hora do banho, quando a pessoa sua, chora ou até mesmo quando ingere um pouco de água para aliviar a sede. Para quem sofre com esse problema, os desafios são grandes, pois a alergia ainda não tem cura, mas tem controle.

Alergia relacionada ao exercício físico

Outra das alergias pouco comum é a relacionada aos exercícios físicos. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a doença está associada a 17% dos casos de urticária crônica autoimune.

Os sintomas dessa alergia são bem desagradáveis. Eles incluem coceira intensa, sensação de calor, ruborização, urticária gigante, inchaços, tonteira, vômitos, cólica e diarreia, quando durante a atividade física.

A alergia relacionada aos exercícios físicos pode ser desencadeada pela ingestão de alimentos e remédios junto com a atividade física. Para tratar o problema, o ideal é ter um acompanhamento médico em caso de manifestação dos sintomas da alergia.

Alergia ao sêmen

De acordo com a revista Super Interessante, no mundo, foram documentados pouco mais de 80 casos de alergia ao sêmen. Esse raro problema também é conhecido por “hipersensibilidade ao plasma seminal humano”. Os sintomas são manifestados logo depois do contato com o líquido, durante o sexo.

Quem sofre com essa rara alergia pode sentir queimação, coceira, inchaço, náuseas, hipotensão e dificuldade para respirar. Muitas vezes, a alergia ao sêmen é confundida com uma Doença Sexualmente Transmissível, e assim, como as DSTs, essa rara alergia pode ser evitada com o uso de camisinha. 

Você já tinha escutado falar sobre algumas dessas alergias mais raras? Conte pra para gente pelos comentários e até a próxima.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *