Como a poluição influencia as alergias respiratórias?

Quem sofre com problemas respiratórios já sabe que precisa tomar cuidado com o ar que respira, uma vez que a poluição influencia as alergias respiratórias e traz um grande risco para a saúde de pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos.

No entanto, você realmente sabe como a poluição influencia no aparecimento dessas doenças? Quer entender tudo sobre o tema e ficar bem longe das alergias? Acompanhe a leitura do nosso post!

Por que a poluição influencia as alergias respiratórias?

Na realidade, qualquer pessoa saudável sente os efeitos da poluição, mas quem passa por algum processo alérgico respiratório sofre mais, pois o problema é considerado crônico.

Os poluentes irritam a mucosa respiratória e isso permite uma maior penetração das substâncias que causam a alergia (alérgenos) no organismo. Isso porque as partículas poluentes aumentam o poder sensibilizante dessas substâncias, provocando ou agravando a alergia respiratória.

Os poluentes do ar também acentuam a inflamação dos brônquios, e isso faz com que a pessoa produza mais secreção, e ao mesmo tempo diminuem a ação dos mecanismos naturais para a sua eliminação.

Quais as fontes de poluição que influenciam nessas alergias?

Poluição Intradomiciliar

Essa fonte de poluição está dentro de casa. Residências menores, menos arejadas, que necessitam de cortinas, carpetes e tapetes influenciam no aparecimento das alergias respiratórias, pois essas são as condições para o desenvolvimento de ácaros.

Tanto em casa quanto no trabalho, é preciso tomar cuidado com a fumaça de cigarro, lareiras, produtos de limpeza, em aerosol, tintas, colas e solventes, que funcionam como irritantes para as vias respiratórias.

Além disso, também existem os fatores biológicos, como ácaros, fungos, pelos de animais e até baratas, mas esses são os alérgenos.

A poluição doméstica provoca efeitos no organismo que podem aparecer de uma hora para outra ou levar anos até se manifestarem, e, por isso, acaba não recebendo a atenção devida. No entanto, ela é tão agressiva à saúde quanto a poluição atmosférica, e por isso, é preciso tomar os devidos cuidados aos ambientes de casa. 

Poluição Ambiental

Essa é provocada pelo acúmulo de substâncias no ar e que o tornam prejudicial para qualquer tipo de vida, tanto humanos, animais e até mesmo as plantas. 

O dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), ozônio (O3), chumbo, monóxido de carbono (CO) e materiais suspensos no ar são os grandes causadores da poluição. Eles provocam problemas de saúde, mesmo se estiverem em faixas adequadas de concentração.

As alergias respiratórias também podem piorar em consequência do tráfego intenso de veículos motorizados e das fábricas industriais. O que acontece é que os veículos emitem gases na atmosfera que são provenientes da combustão de gasolina, álcool e diesel, e as fábricas, queimam os combustíveis e os derivados de petróleo, poluindo o ar com suas chaminés.

A queima de resíduo a céu aberto também é outro foco de poluição atmosférica que provoca sérios problemas, já que as altas concentrações dos poluentes são prejudiciais aos pulmões.

Quem é alérgico, por exemplo, amplifica sua reação, pois a poluição atmosférica aumenta a atividade dos brônquios. Para o portador de rinite alérgica, há uma piora nos sintomas da doença, e, quem tem asma, ao respirar com a boca aberta, sofre por causa da inalação do ar seco e poluído.

Quais são os efeitos da poluição?

A poluição pode provocar efeitos agudos, que acontecem minutos após o contato da com o poluente, e crônicos, que ocorrem de maneira tardia.

Agudos

São irritações nos olhos, garganta e nariz, dores de cabeça, tonteira e fadiga. Muitas vezes, a pessoa acha que tem um resfriado, no entanto, a responsável pelos sintomas é a alergia respiratória piorada pela poluição – que podem gerar crises de bronquite e asma.

Crônicos

São efeitos mais graves e que se manifestam lentamente. Eles se alteram de maneira progressiva e agravam as doenças relacionadas direta ou indiretamente com a poluição ambiental.

As alergias respiratórias podem piorar de maneira progressiva, e um tipo de asma específico pode aparecer.

O que fazer para diminuir os efeitos provocados pela poluição?

A primeira medida é evitar frequentar locais que podem ter o ar poluído. Em casa, é necessário limpar o ambiente e deixá-lo sempre arejado. Abra as janelas de todos os cômodos, principalmente do quarto. Limpe sempre os carpetes e, se puder, se livre dos tapetes e das cortinas.

Não fume ou fique perto de fumantes. No trabalho, vale a pena conversar com seu chefe ou com o responsável pela limpeza para não usar produtos fortes, que podem agravar ainda mais a alergia. Se estiver na rua, fique longe de empresas que podem poluir o ar.

Com essas simples atitudes, é possível evitar ambientes poluídos e as alergias respiratórias. E você, já teve algum problema respiratório provocado pela poluição? Conte para gente nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *