Por que a primavera piora as alergias?

Se você sofre com algum processo alérgico, já deve ter observado que a primavera piora as alergias, não é verdade?

No artigo de hoje, vamos explicar as razões pelas quais as crises alérgicas se intensificam durante a estação das flores. Aqui, você também aprenderá o que pode ser feito para amenizar o problema. Confira.

Por que a primavera piora as alergias?

A primavera piora as alergias porque é nessa época do ano que as pessoas ficam mais sensíveis ao pólen produzido pelas flores. A substância agride a mucosa nasal e quem tem uma predisposição às alergias respiratórias, como sinusite e rinite, ficam mais suscetíveis às crises.

Geralmente, as pessoas que têm problemas com poeira e ácaro são as que mais sofrem com as crises alérgicas nessa época do ano. Por isso, é bom manter a casa e o ambiente de trabalho sempre limpos e evitar ficar próximo de áreas que têm muitas flores.

Tomando esses primeiros cuidados, você já ficará menos propenso às crises alérgicas.

Quais as causas das alergias primaveris?

As alergias começam a aparecer logo no início da primavera, dia 23 de setembro. Nessa época, é comum observarmos pessoas com crises de asma, rinite alérgica, outros problemas respiratórios e conjuntivite. O tempo seco e a variação de temperatura são os grandes vilões para o agravamento desses quadros.

Como vimos, a primavera piora as alergias porque o pólen produzido pelas plantas é o que provoca as crises. No período da primavera, há uma intensa florescência e os grãos de pólen, que são estruturas masculinas de reprodução, são levados até as partes femininas das flores pelo vento ou insetos.

Com isso, a quantidade desses grãos aumenta no ar e o pólen se torna um incômodo extra para quem já tem alergia a outros elementos, como fungos e ácaros. Essas alergias são conhecidas como primaveris ou sazonais, e costumam atingir mais os adolescentes e jovens adultos do que crianças.

O pólen também causa problemas respiratórios porque penetra nas vias nasais, provocando coriza, congestão nasal e espirros. Algumas pessoas também podem ter chiado no peito e falta de ar.

Quais as reações alérgicas mais comuns na primavera?

1. Conjuntivite alérgica

Com o excesso de pólen no ar e o tempo seco, características da primavera, é comum as pessoas sentirem coceira nos olhos, ardência, sensação de areia e hipersensibilidade à luz, sintomas da conjuntivite alérgica.

A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, mas causa muito incômodo.  

2. Rinite alérgica

O pólen pode irritar as vias aéreas e causar a rinite alérgica, que também é conhecida como febre do feno. Além disso, a mudança climática ajuda a irritar a garganta e as mucosas nasais.

3. Asma

A asma é outra complicação provocada pela primavera. Quem sofre com o problema tem muita falta de ar, e deve procurar um médico alergologista para diagnosticar as causas, minimizar os fatores externos que desencadeiam o processo da asma, como fumaça de cigarro, ácaros, pólen e pêlos de animais.

4. Dermatite atópica

A primavera piora as alergias, como a dermatite atópica. Os atópicos são sensíveis ao próprio suor e seu contato prolongado pode causar escamação e pequenas lesões em regiões como pernas, rosto, virilha, axilas e partes de dobras dos cotovelos e dos joelhos, coceira e vermelhidão na pele.

Como se prevenir das alergias?

Feche as janelas

Ao contrário do habitual, que é arejar a casa, o ideal, na época da primavera, é que as janelas fiquem fechadas. Dessa maneira, você evita o pólen que é produzido pelas plantas entre, e, consequentemente, os riscos de alergia.

Lembre-se que quanto mais longe das flores e de outras plantas, melhor!

Limpe o filtro do ar

Se você gosta de ar condicionado, é preciso ficar atento, porque o filtro precisa estar limpo para não causar alergias e irritações respiratórias. 

É bom fazer essa limpeza com frequência, para que você não respire um ar poluído e que faz mal à sua saúde.

Evite se expor

Fuja de jardins, campos e gramados em dias ensolarados, quentes, secos e com vento. Essa é a melhor maneira de evitar as alergias. 

Use óculos de sol

Já sabemos que a primavera piora as alergias, por isso, evite que o pólen entre em contato com os olhos: use óculos de sol. Mas, cuidado, prefira os comprados em lojas especializadas ou em óticas, pois esses são os que realmente dão conforto e protegem os olhos.

E você, é ou tem algum amigo que também tem alergia e crises na época da primavera? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e até a próxima. 

Compartilhe:

One thought on “Por que a primavera piora as alergias?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *