Conjuntivite alérgica: como evitá-la?

Olhos vermelhos, pálpebras inchadas, visão embaçada e conceira nos olhos: esses são alguns dos sintomas da conjuntivite alérgica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes têm média de poluição do ar de 40 microgramas por metro cúbico, o dobro do permitido, o que favorece o problema.

No entanto, você realmente sabe o que é a conjuntivite alérgica e como evitá-la? No post de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto e esclarecer todas as suas dúvidas. Acompanhe. 

O que é a conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica pode se apresentar isolada ou acompanhada de outras alergias, como a rinite. O problema se manifesta devido a uma inflamação na superfície do olho, e é considerada uma resposta do sistema de defesa do organismo, o sistema imunológico, a uma determinada substância, também conhecida como alérgeno.

Esse transtorno alérgico dos olhos é comum e pode ocorrer durante todas as épocas do ano. 

Quais são as causas dessa alergia?

Quando o problema é sazonal, ele envolve o pólen de árvores, sementes e ervas, ou seja, os mesmos aeroalérgenos que provocam a rinite.

A conjuntivite alérgica também pode ser provocada por ácaros presentes no pó doméstico, esporos de mofo, baratas, partículas de látex, e até descamações epiteliais de animais de estimação. Nesse caso, na nossa realidade os sintomas são mais perenes, constantes.

Caso ela se manifeste como uma conjuntivite alérgica de contato, os principais agentes causadores são as plantas, o látex, os conservantes presentes nas formulações oftalmológicas, como o cloreto benzalcônio e o timerosal, e alguns tipos de medicamentos e cosméticos. Nesse caso, os produtos em contato com os olhos agem como irritantes.

Por que algumas pessoas desenvolvem a conjuntivite alérgica? 

Como vimos, ela é uma resposta exagerada do tecido conhecido como conjuntiva (a parte que recobre a área branca do olho) aos alérgenos presentes no ar, que se unem aos receptores de IgE presentes nas células e, assim, originam uma inflamação, desencadeando uma reação alérgica.

Em que época do ano há mais casos de conjuntivite alérgica?

A doença pode ocorrer durante uma época do ano (conjuntivite sazonal) ou todo o ano (conjuntivite perene).

Ela também pode estar associada à dermatite atópica (doença que acomete a pele), ser uma conjuntivite de contato ou vernal, quando é crônica e associada aos estados de alergia ou atopia (esse é um tipo mais raro e grave).

Quais são os sintomas?

Se o problema for uma conjuntivite sazonal, ele pode ser caracterizado como uma sensação de ardor, dor pungente ou uma coceira. Os olhos também podem lacrimejar e ficar vermelhos.

Com o tempo, os sintomas podem evoluir com remissões durante toda a estação alérgica. Os sinais mais clássicos da doença são a coceira nos olhos, congestão dos vasos sanguíneos e o edema das pálpebras e da conjuntiva (camada que recobre a parte branca do olho). Outro sintoma conhecido é a fotofobia, sensibilidade exagerada à luz.

Como é feito diagnóstico?

Para fazer o diagnóstico correto, é necessário procurar um médico alergologista. O especialista vai avaliar a história clínica do paciente e os sintomas, realizar o exame físico e fazer análises de sangue e testes cutâneos. (se necessário, o oftalmologista também é o profissional capacitado para atender esses pacientes).

Como evitar a conjuntivite alérgica

Algumas atitudes simples podem evitar a conjuntivite alérgica. Veja:

1. Mantenha o filtro do ar condicionado limpo

Se você deseja evitar as alergias oculares, mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo. 

2. Evite tecidos que acumulam poeira

Outra forma de evitar a conjuntivite alérgica é aposentar as cortinas de tecido, não manter bichos de pelúcia e carpetes em casa.

3. Forre as almofadas com capas laváveis

Para as capas nas suas almofadas, prefira aquelas removíveis, que podem ser lavadas de tempos em tempos.

4. Evite medicações ou produtos que já causaram alergias

Certos medicamentos podem causar alergias ou irritações, portanto, observe quais você já utilizou e que provocaram essas reações. 

5. Mantenha os ambientes arejados e com luz solar

Deixe que o vento circule em sua casa e a luz solar entre por suas janelas. Manter a casa arejada evita alergias e promove o bem-estar.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *