Como evitar crises de alergia ao viajar para fora do país?

A passeio ou a trabalho, passar alguns dias fora do ambiente ao qual estamos acostumados pode ser realmente bastante prazeroso. No entanto, para que nada saia do planejado e seja possível usufruir dessa ação, é preciso se prevenir quanto a algumas situações – principalmente em casos de doenças e problemas de saúde. Por isso, se você é alérgico, previna-se para não ter problemas com a alergia ao viajar.

Os problemas de alergia ao viajar podem começar ainda no avião, antes mesmo de chegar ao destino escolhido. Sendo assim, é extremamente necessário tomar todas as providências cabíveis para que a sua viagem não se torne um pesadelo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com algum tipo de alergia – as mais comuns são as respiratórias e as alimentares. No Brasil, avaliando desde 1980, o crescimento de casos é expressivo – em torno de 50%.

Por tudo isso, é importante saber como evitar crises de alergia ao viajar para fora do país. Então, confira nossas dicas a seguir.

Como evitar crises de alergia ao viajar?

Levando em consideração que os maiores índices estão relacionados a alergias alimentares e respiratórias, as principais recomendações para evitar crises de alergia ao viajar são:

1. Pesquise algumas informações importantes sobre o seu país de destino

Se a sua viagem for internacional, avalie as condições climáticas do local e procure saber se a região possui ou está passando pela “estação polínica”, um determinado período do ano que favorece a disseminação do pólen.

Nesse período, as pessoas que têm alergia desenvolvem crises com mais facilidade. É necessário, também, verificar se na região há acesso fácil a médicos e especialistas.

Também, saber se a umidade do ar está muito baixa e se a poluição desse ar é importante ajuda bastante a se prevenir com cautela. 

2. Tome precauções para não ter problemas durante o voo

As alergias representam uma parte dos problemas médicos a bordo. Para evitar tais situações durante o voo, algumas recomendações são importantes para os pacientes alérgicos:

  • Antes da viagem, faça uma consulta com seu médico de confiança e siga suas recomendações.
  • Lave as narinas com soro e leve um spray nasal com medicamento que adequadamente trata suas condições do nariz e que foram prescritos por seu médico.
  • Se necessário, leve a sua própria alimentação para comer durante o voo.
  • Verifique se a companhia possui medidas preventivas gerais durante o voo: hidratação, prevenção de alérgenos alimentares (especialmente amendoim e nozes).
  • Consulte se a companhia aérea fornece quantidades suficientes de medicamentos apropriados: epinefrina (adrenalina), broncodilatadores para inalação e nebulização, corticosteroides orais e injetáveis e anti-histamínicos.
  • Não se esqueça de que a alergia alimentar deve ser notificada previamente à companhia aérea.

3. Hospedagem

Se a sua alergia for alimentar, verifique a disponibilidade da cozinha do hotel em ter menus diferenciados para alérgicos. Também vale considerar como opção de estadia um apartamento ou local que possua sua própria cozinha. Assim, você fica longe de riscos e prepara sempre aquilo que pode ingerir.

Uma recomendação importante, que não se pode esquecer em hipótese alguma para não ter crises de alergia ao viajar, ou até mesmo para não desencadear outros problemas graves, é: pacientes que tiveram reação anafilática uma semana antes da viagem não podem voar. A orientação é procurar o especialista em alergia.

E então, ficou mais seguro com essas dicas para planejar sua próxima viagem para fora do país e evitar crises de alergia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *