Probióticos na proteção contra alergias são eficientes?

Cada vez mais, os probióticos fazem parte de diferentes discussões relacionadas à imunologia e representam um avanço cientifico importante, também, no tratamento das alergias. As opiniões, por vezes, divergem, mas o fato é que o uso de probióticos na proteção contra alergias tem grande potencial terapêutico. Isso porque, quando administrados da forma correta e com o devido acompanhamento, eles podem trazer inúmeros benefícios à saúde.

A seguir, compreenda melhor o que são os probióticos, como eles atuam no organismo e a eficiência na proteção contra alergias.

O que são os probióticos?

O termo probiótico designa certos microrganismos vivos (tais como os lactobacilos e as bifidobactérias), que atuam de modo funcional e benéfico no organismo. Esses ajudam a proteger o organismo contra agentes infecciosos e inflamatórios, além de outras possíveis doenças – garantido bem-estar e qualidade de vida.

Os probióticos podem ser consumidos por meio da ingestão de cápsulas específicas ou de determinados alimentos – iogurtes, leites fermentados, coalhada e alguns queijos são excelentes fontes probióticas.

Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS), associada a especialistas da Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO), definiu que os probióticos são considerados suplementos de microrganismos que exercem influência benéfica no organismo por melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal.

Há, portanto, diversas evidências dos benefícios dos probióticos, no entanto, por ser algo relativamente novo, estudos estão sendo realizados a fim de definir e compreender melhor essa atuação no organismo.

Como os probióticos atuam no organismo?

Antes de compreender a ação dos probióticos na proteção contra alergias, é preciso entender, de modo mais amplo, como eles atuam no organismo.

Os probióticos prometem atuação defensiva, trabalhando diretamente junto ao sistema imunológico dos indivíduos. Eles auxiliam na proteção contra a ação de agentes externos, inibindo algumas doenças e suas manifestações.

Ainda, ajudam no processo de absorção de nutrientes pelo corpo, fortalecendo e o deixando ainda mais resistente. A atuação se destaca, também, junto ao sistema gástrico, já que os probióticos trabalham a flora intestinal e ajudam no processo de digestão.

As alergias são cada vez mais comuns e representam uma grande preocupação da sociedade, então,a busca por alternativas de prevenção e tratamento é bastante importante. 

Probióticos na proteção contra alergias são realmente eficientes?

Os probióticos na proteção contra alergias também são agentes importantes. Eles podem atuar complementarmente no tratamento da asma, bronquite, rinite, sinusite, dermatite atópica e outras alergias de cunho alimentar. Para ter um exemplo dessa aplicação, em 2007, na Itália, foi feita uma pesquisa que verificou que a administração dos probióticos diminuiu para a metade a ocorrência de rinite anual naquela localidade.

Isso porque, como o consumo acaba fortalecendo o sistema imunológico, consequentemente, auxilia na resistência junto ao contato com alérgenos. Ainda, os probióticos apresentam características importantes que relacionam o desenvolvimento de anticorpos com o alivio de sintomas – controlando o quadro e evitando outras complicações.

Dessa forma, com a inclusão dos probióticos na alimentação, aliada a demais cuidados, a incidência de quadros alérgicos pode se tornar menos comum e os sintomas tendem a ser menos agressivos. 

O uso de probióticos é considerado seguro e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em orientações específicas, eles têm demonstrado efeitos favoráveis. Portanto, os probióticos são uma aposta cientifica promissora, que oferece diversos benefícios à saúde dos seres humanos.

No entanto, o uso como forma complementar dos probióticos na proteção contra alergias deve ser discutido com seu médico, sobretudo em casos que envolvam o uso contínuo de medicamento, a fim de verificar como ocorre a interação entre o remédio e o probiótico.

E então, ficou interessado em incluir o consumo de probióticos em sua rotina alimentar? Você já utiliza os probióticos na proteção contra alergias? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *