Como funciona o teste de provocação oral?

Uma alternativa bastante eficaz para a identificação de algumas alergias é o chamado teste de provocação oral (TPO). Ele é capaz de diagnosticar ou afastar com boa precisão a ocorrência de alergia a alimentos ou medicamentos, por exemplo. Mas não é um procedimento isento de riscos, pelo contrario, deve ser bem indicado e realizado apenas por equipe devidamente qualificada.

A realização do TPO é uma oportunidade de facilitar o tratamento (se necessário) e garantir mais qualidade de vida e segurança aos indivíduos. A seguir, compreenda melhor como funciona o teste de provocação oral.

O que é o teste de provocação oral?

O teste de provocação oral (TPO) se configura como uma alternativa de identificação de alergias alimentares e medicamentosas bastante importante, já que é capaz de oferecer diagnóstico mais acertado. É um procedimento mais demorado, dispendioso e trabalhoso, pelo tempo e recursos humanos necessários para sua realização. Também não é isento de riscos, e apenas deve ser feito em serviços especializados a partir de supervisão médica tecnicamente preparada para eventuais reações alérgicas que possam ocorrer.

É importante ressaltar que somente profissionais qualificados devem administrar o TPO, evitando riscos ao paciente a partir do contato com alérgenos. Os benefícios de um TPO positivo (que apresentou reação na exposição oral do paciente ao alérgeno) incluem a confirmação da alergia, a redução de risco de uma exposição acidental (já por conhecer o alérgeno envolvido), a diminuição da ansiedade pelo desconhecido e a validação do esforço do paciente e seus familiares em evitar determinado alimento e/ou medicamento. Os benefícios de um TPO negativo (que não apresentou reações) são a liberação de ingestão/uso do alimento ou medicamento suspeito.

Como o teste de provocação oral funciona?

O teste de provocação oral trabalha o contato do indivíduo com possíveis alérgenos, a fim de identificar (ou não) ações reativas. Por meio dele, o paciente é exposto ao alimento e/ ou medicamento de forma progressiva, e sob supervisão médica, sendo analisadas as reações apresentadas a partir disso.

Antes de iniciar o procedimento é preciso realizar um preparo no organismo. O paciente deve estar bem, sem outras doenças em atividade. O corpo precisa estar sem alguns medicamentos que podem interferir no surgimento das reações. O alimento ou medicamento suspeito deve estar suspenso por um período anterior.

O método do TPO então para estabelecer ou excluir o diagnóstico ou para determinar a aquisição de tolerância ao alimento ou medicamento suspeito consiste na oferta desse alérgeno ao paciente, em doses progressivas, sob supervisão medica, realizado após um período de exclusão.

Os resultados começam a ser percebidos por intermédio das reações apresentadas pelo corpo. Ocorrências como manchas vermelhas na pele ou na boca, olhos inchados, coceira na garganta, enjoos, vômitos, dor abdominal, tosse, cansaço ou falta de ar, são as mais comuns nas situações de alergia, e precisam ser interpretadas de forma correta. Mas reações mais graves podem ocorrer, como queda da pressão, alterações do coração e até anafilaxia, reação alérgica mais grave.

Para quem o teste de provocação oral é indicado?

O teste de provocação oral é indicado para todos aqueles pacientes em que a história e os testes alérgicos (de pele ou no sangue) não foram suficientes para fechar o diagnóstico ou excluí-lo. Deve então ter indicações precisas, e nem todos os pacientes terão necessidade de realizá-lo. Pode também ser indicado para encontrar uma alternativa segura para uso, seja de alimento ou medicamento, em paciente que já é alérgico a determinada substância, como por exemplo, testar se um paciente alérgico a leite pode usar alimentos com soja.

Ainda assim, vale ressaltar que há, também, algumas situações em que o TPO é contra-indicado, por exemplo: indivíduos com condições clinicas debilitadas, em crise asmática, em uso de medicamentos que influenciem o resultado ou que apresentem quadro recente de reação anafilática.

Ainda, é importante esclarecer que o TPO é um método seguro, desde que adotadas todas as indicações corretas, exige comprometimento profissional e atenção para gerar resultados precisos.

Procedimentos como esse podem garantir o conhecimento sobre as alergias do organismo, desenvolvendo uma rotina de cuidados específicos e com promoção de bem-estar, permitindo que um quadro de alergia não exerça um impacto tão grande na rotina dos pacientes.

E então, ficou mais claro para você como funciona o teste de provocação oral? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *