Aliança de ouro pode causar alergia?

Algumas pessoas, após o casamento ou assumir um compromisso sério, podem notar vermelhidão em seu dedo anelar. Nisso, surge a dúvida se a aliança é mesmo de ouro e, caso seja, surgem as perguntas “mas ouro pode causar alergia?”, “será que sou alérgico a ouro?”. Saiba que sim, aliança de ouro pode causar alergia.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos falar sobre como ouro pode causar alergia e dar dicas de como identificar e como proceder nesses casos. Confira!

A alergia a ouro

Perceber que seu dedo está vermelho, ardendo, coçando no local ou nos arredores de onde está sua aliança pode indicar que você possui sim, alergia ao ouro. Apesar de rara, a alergia pode causar uma dermatite de contato.

Trata-se de uma erupção cutânea bastante comum, que ocorre principalmente em indivíduos com histórico de pele sensível, eczema, alergias ou dermatite atópica. Essas pessoas são mais propensas a esse tipo de lesão cutânea.

Causas da alergia a ouro

A erupção no dedo do anel de casamento é normalmente causada por uma alergia ao níquel, um dos componentes da própria peça, ou por uma irritação do acúmulo de sabão e ou resíduos de sujeira sob o anel. Muitas vezes, a reação cutânea pode ocorrer após alguns anos mesmo você que já usou o anel e não apresentou problemas.

Preste atenção, portanto, se sua alergia é ao ouro ou se foi causada devido à presença de outros metais na joia. Ou, ainda, pelas impurezas na parte interna, devido à falta de costume de tirar a aliança durante o banho, para lavar a louça ou as mãos.

Por isso é sempre interessante que, ao comprar a aliança de ouro, você escolha lojas de confiança, pois essa presença de outros metais pode ser até um truque da joalheria para que o preço da produção fique mais barato e ela lucre mais vendendo ouro “misturado”.

Manifestações da alergia a ouro

Uma das principais formas que a alergia a ouro se manifesta é por meio de uma lesão vermelha e que descama, coça e pode acabar machucando o dedo. O outro tipo de manifestação ocorre distante do local de contato com o agente agressor. Assim, um anel ou uma pulseira podem determinar coceira e vermelhidão nas costas ou nos braços, por exemplo.

As alergias acontecem porque a maioria das joias de 14K a 18K possuem um pequeno componente de níquel usado para endurecer o ouro naturalmente macio e maleável. Alergias ao níquel são extremamente comuns, mas muitas pessoas não sabem que são alérgicas a esse metal. 

Ouro pode causar alergia, mas como tratar?

A alergia ao ouro é facilmente tratada e, geralmente, melhora minimizando o contato com a pele e com o uso de um creme de corticoide tópico, como a hidrocortisona, por exemplo.

Casos mais resistentes podem exigir um tratamento com duração mais prolongada (1 semana), com um creme de corticoide e prescrição médica.

No entanto, esteja atento, se a alergia cutânea não melhorar após cinco a sete dias sem usar o anel, procure seu médico especialista para entender a causa de sua alergia e excluir outras possibilidades que possam estar desencadeando essa resposta imunológica de seu organismo.

Esperamos que as dicas ajudem você a identificar e minimizar os impactos da alergia ao ouro. Entretanto, saiba que é fundamental o auxílio de um profissional qualificado da área da saúde para tratar desse tipo de caso. Procure seu médico alergologista!

Você sabia que o ouro pode causar alergia? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *