Por que esportes podem prevenir as crises de asma?

Quem tem asma, muitas vezes, fica em dúvida se pode praticar atividades físicas e não imagina os benefícios que teria ao adotar uma rotina mais ativa: é verdade, esportes podem prevenir as crises de asma. 

Um estudo desenvolvido a partir da análise de cinco Olimpíadas, entre 2002 e 2010, observou que cerca de 8% dos atletas de alto rendimento sofriam de asma. Outro estudo da mesma linha observou que os atletas com este problema recebem, aproximadamente, duas vezes mais medalhas do que os seus pares não asmáticos.

Um dos exemplos foram as Olimpíadas de Pequim, quando 17% dos ciclistas e 19% dos nadadores relataram diagnóstico de asma. Esses atletas ganharam 29% e 33%, respectivamente, das medalhas nessas modalidades.

Percebe-se, assim, que é possível ao asmático praticar atividades físicas. Mas será que os esportes podem prevenir as crises de asma e trazer benefícios a quem possui essa doença? Saiba mais a seguir!

Os esportes podem prevenir as crises de asma com diversos benefícios para o organismo 

Fazer algum tipo de atividade aeróbica, dosando sua intensidade (começando em um menor ritmo e, com o passar do tempo, ir aumentando), e com uma frequência de três vezes por semana torna a sensação de falta de ar menos frequente, já que o fortalecimento da musculatura do tórax promove a expansão dos pulmões, tornando a ventilação pulmonar mais eficaz.

Os exercícios físicos podem, ainda, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e a mecânica respiratória de quem tem asma, além de ajudar a prevenir outras complicações pulmonares.

A partir disso, pode-se dizer que os esportes podem prevenir as crises de asma quando praticados conforme orientação médica – e quando o praticante opta pela modalidade e intensidade adequadas.

A atividade física pode levar a uma crise de asma?

Conforme demonstram estudos na área, é bastante difícil que a atividade física gere uma crise de asma. Este fato só acontece se a doença não estiver bem controlada, ou seja, se a pessoa não se cuida adequadamente.

Outro fator que pode levar a uma crise é se a atividade física que estiver sendo praticada tiver uma intensidade além da capacidade do indivíduo que a está executando. Por isso, ter uma boa orientação, tanto médica quanto física, é fundamental para que a prática do esporte seja totalmente benéfica.

Há alguma atividade física mais recomendada?

Os exercícios físicos e esportes podem prevenir as crises de asma, sobretudo os aeróbicos (como corrida e ciclismo). No entanto, em sua prática, é preciso estar atento aos fatores climáticos, como excesso de frio, entre outros, que tendem a ocasionar uma crise.

Em relação ao esporte, uma modalidade que é comprovadamente benéfica é a natação, que auxilia tanto a mente quanto o corpo, sem contar que, nesse caso, as articulações são poupadas de grandes impactos. O risco maior de quem pratica a natação e tem asma é a exposição ao cloro da piscina, que pode irritar as vias aéreas.

Quais são os cuidados que os asmáticos devem ter ao praticar esportes?

Cuidados com o ambiente onde o esporte é realizado são muito importantes, tendo em vista que poeira, colchões com mofo e cheiros fortes podem desencadear uma crise asmática.

É importante ter um controle da doença e visitar o médico regularmente para ter um excelente amparo e tirar o máximo de benefícios da prática esportiva.

Você sabia que os esportes podem prevenir as crises de asma? Já conhecia os benefícios que as atividades físicas trazem para a vida de quem é asmático? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

One thought on “Por que esportes podem prevenir as crises de asma?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *