Vacina para alergia engorda?

As doenças alérgicas são uma resposta desagradável do nosso sistema imunológico aos principais agentes causadores do problema, e uma das melhores maneiras de tratá-las é utilizando a imunoterapia, popularmente conhecida como vacina para alergia.

Mesmo com tantos estudos que comprovam a eficácia da imunoterapia, existe ainda muitas pessoas que têm receio de fazer o tratamento por acreditarem que a vacina pode engordar.

Mas será que isso é verdade? Realmente existe uma relação entre o ganho de peso e a vacina?

No artigo de hoje, você vai saber tudo sobre o assunto. Quer esclarecer suas dúvidas? Acompanhe.

O que é a imunoterapia?

Antes de responder a principal pergunta desse artigo, é preciso que você entenda o que é a imunoterapia. O método é utilizado há mais de 100 anos e é voltado para quem sofre com problemas alérgicos.

A vacina para alergia tem como objetivo diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias, chamadas de alérgenos. Elas são consideradas como corpos estranhos ao nosso organismo e estão presentes na poeira, no pelo dos animais, no pólen das flores, etc.

Como funciona a imunoterapia?

A vacina para alergia é preparada a partir do alérgeno específico ao qual o paciente é sensível. Ela é aplicada pela administração subcutânea ou sublingual em intervalos regulares de doses crescentes na fase de indução e, posteriormente, de doses constantes na fase de manutenção do alérgeno ao qual o indivíduo é alérgico.

O tratamento pode durar de 3 a 5 anos, dependendo de cada caso, e o indivíduo passa a ter mais qualidade de vida, menos riscos de ter crises alérgicas e menos frequente a necessidade do uso de medicamentos.

Quais os benefícios da vacina para alergia?

Respondendo à pergunta central do artigo e para acabar, de vez, com o mito: a imunoterapia não engorda. Ela é produzida a partir de elementos naturais, como insetos, ácaros, bactérias, entre outros.

Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, ela agirá especificamente nas células do sistema imunológico que provocam reações alérgicas.

Portanto, a vacinação não causa aumento de apetite ou ganho de peso. Muito pelo contrário, ao melhorar os sintomas da alergia, o uso do medicamento diminui o tratamento com corticoides por via oral ou injetável, e esses, sim, podem provocar o aumento de peso quando administrados.

Quem pode receber a vacina para alergia?

A imunoterapia é indicada para pessoas com problemas respiratórios, como asma e rinite, problemas oculares, como a conjuntivite, que tiveram o diagnóstico confirmado através de exames laboratoriais  e/ou Prick Teste. Entre os principais agentes causadores de tais patologias, temos os ácaros, fungos e pelos de animais, entre outros.

Quem tem alergia a picadas de abelhas e/ou vespas também pode receber o tratamento, além dos pacientes com alergia ao látex, com história de reação sistêmica ou anafilática e sintomas característicos da síndrome látex-frutos.

Entretanto, para cada caso, a dosagem da imunoterapia deve ser feita de acordo com as determinações do médico alergologista.

O que fazer em caso de suspeita de alergia?

Em caso de suspeita de algum tipo de alergia, é essencial marcar uma consulta com o médico especialista, fazer exames e esperar o diagnóstico. O alergologista é o profissional certo para indicar o melhor tratamento para você e toda sua família.

Viu como a IMUNOTERAPIA (vacina para alergia) é a maneira mais adequada de controlar os SINTOMAS alérgicos? E o que é melhor: ao contrário do que muitos pensam, ela não engorda! Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

2 thoughts on “Vacina para alergia engorda?”

  1. Sofro muito com alergia tenho asma principalmente se fico lugar que tem ar-condicionado espirro tanto que meu marido muda até de quarto mas tenho muito medo de engordar, pois já tenho pré disposição para esse fator, li a matéria me senti mais segura . Realmente não engorda? Preciso da ajuda de vocês obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *